Health Fest 2023: Segredos e Destaques

Depois da última edição do Health Fest, decidimos conversar com o diretor das revistas Men’s Health e Women’s Health, Pedro Lucas, não só para conhecê-lo melhor, mas também para descobrir todas as novidades (e segredos!) sobre o evento que ocorreu no dia 27 de maio, no LX Factory, em Lisboa!

O Health Fest é o maior evento de estilo de vida saudável e, na quarta edição, contou com mais de 10.000 entusiastas de fitness, bem-estar e não só.




  1. Pode contar-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional?

    Estou na Men’s Health há 22 anos, entrei para estagiar logo no segundo mês que a revista chegou a Portugal. Antes, estagiei no jornal Record e comecei por trabalhar como repórter num programa da SIC. De maio de 2001, fui de estagiário a jornalista, editor online, chefe de redação, subdiretor e diretor. Em 2014, trouxe para Portugal a Women’s Health, a versão feminina da MH, e depois a maior referência mundial de running, a revista Runner’s World. Nesta fase, além das direções das três revistas, assumi a responsabilidade de Publisher do grupo americano em Portugal. Em 2017, a MH e a WH passaram para o Global Media Group – onde ainda se mantêm. De 2018 a 2020, acumulei as funções na Men’s Health e Women’s Health com as de diretor da revista Volta ao Mundo e Delas.pt.

  2. Além do seu papel como diretor, como é que incorpora um estilo de vida saudável na sua própria vida?

    Nesta fase, treino duas vezes por semana em ginásio e corro 10 a 15km ao fim-de-semana. Já tive fases de treinar todos os dias, outras que deixei de treinar. Agora creio que encontro o equilíbrio de levar um estilo de vida saudável sem obsessões.

  3. Quais são os principais desafios que enfrenta como diretor da Men’s Health e da Women’s Health? Como é que os supera?

    Mais do que gerir duas revistas, o desafio é gerir duas marcas. Neste momento, estamos apostados em crescer a nível digital, manter a credibilidade nas revistas em papel com conteúdos úteis, importantes para os leitores, bem fundamentados; os eventos por medida para marcas que se revejam no nosso posicionamento e os eventos de marca própria, como o Health Fest. Superar é sempre o mote para trabalharmos e isso acontece naturalmente quando se constrói uma equipa que tem amor às camisolas e está unida. Creio que é isso que consegui e é com isso que tudo fica mais fácil.

  4. Como é que o Health Fest se diferencia em relação a outros eventos de estilo de vida saudável em Portugal?

    O Health Fest tem uma abordagem verdadeira, de missão por um país mais saudável. Isso leva a uma diferenciação de sermos um evento de portas abertas, de entrada livre e de participação gratuita nas mais de 40 atividades que acontecem num só dia. Não é claramente um evento para se fazer dinheiro, mas de posicionamento de marca para que todos os portugueses possam respirar o que é que o desporto lhes pode trazer de bem. No fundo, o Health Fest é a forma que nós encontrámos de dar vida aos conteúdos que as nossas revistas trazem escrito. Só por aí já creio que nos torna diferentes.
  5. Como é que o Health Fest se adapta às necessidades e tendências atuais do público?

    Todos os anos trazemos aulas novas, professores e instrutores do melhor que o país tem, talks de temas atuais e pertinentes. Fazemos esse trabalho prévio para o HF, tal como o fazemos nas revistas com temas novos que, muitas vezes, ainda não se falam em Portugal.

  6. Como é que avalia o sucesso da última edição do Health Fest?

    A melhor de sempre. Perto de 10 mil pessoas num só dia quando no ano passado em 2 dias foram 8 mil. É, claramente, um evento em crescendo que começa a fazer parte da agenda de quem gosta destas áreas. Começam a saber que o último fim-de-semana de cada maio, é fim-de-semana de Health Fest.

  7. Quais foram os principais destaques do evento?

    Creio que mudarmos para um só dia trouxe imensas vantagens. Começámos muito mais cedo – 07h – e terminámos perto das 22h. O facto de um só dia e de termos imensas pessoas tornou um HF num evento muito bem disposto, digamos assim. Muita energia boa, contagiante, positiva. E no mesmo dia havia jogos que decidiam o vencedor da Liga de Futebol, e ainda bem. Caso contrário, não tínhamos espaço para receber mais pessoas. 

  8. Quais foram os principais desafios enfrentados durante a organização do Health Fest 2023 e como é que eles foram superados?

    Honestamente, o mais difícil é conseguir tantas atividades e tantos pedidos de especialistas a quererem dar aulas, workshops, etc. O que é muito positivo.

  9. Como descreve a evolução do Health Fest ao longo dos anos?

    Dizem os especialistas em marketing que são preciso três anos para que um novo evento vingue. Ora bem, fizemos em 2018, 2019 e depois confinámos. No ano passado voltámos e foi como uma primeira vez. Este ano já foi incrível. Para o ano, na tal terceira vez, esperamos poder comprovar que essa teoria marketeer está certa.

  10. Quais são os planos para o futuro do evento?

    Melhorar sempre o que fizemos e expandir.

  11. Há previsões para realizar uma edição do Health Fest no norte do país?

    Pode haver a oportunidade de se fazer a norte ainda este ano. Eu adorava, mas o HF é um evento com uma estrutura de produção e organização cara, o que nos obriga a ter patrocinadores. Se estes alinharem a fazer no norte, nós queremos muito. Eu, particularmente, gostava imenso pois temos mesmo muitos leitores e leitoras a norte.

  12. Para finalizar, qual é a mensagem mais importante que gostaria de transmitir aos leitores da Women’s Health e da Men’s Health e aos participantes do Health Fest?

    Que trabalhamos todos os dias para os desafiar a serem pessoas mais saudáveis, porque se o forem serão, por certo, pessoas mais felizes, capazes, disponíveis e viverão muito mais anos. E tendo este estilo de vida equilibrado serão um exemplo para os seus filhos, sobrinhos, etc. Só assim, com essa transmissão de bons exemplos, podemos passar a ser um país com menos sedentarismo e excesso de pessoas com obesidade. 
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